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A propriedade intelectual como diferencial de competitividade

A competitividade existente no mercado tem exigido das pessoas e empresas diferenciais e atrativos que as tornem únicas. Esses benefícios podem ser apresentados pela propriedade intelectual (PI), que é uma fundamental ferramenta de competição e serve para salvaguardar os bens intangíveis, além de ofertar estratégias que evidenciem a unicidade de cada um no mercado.
Esse segmento norteado principalmente pelas Leis nº de 9279/96, 9609/98, 9610/98, entre outras, proporciona aos empresários, inventores, autores e artistas muito mais que patente de inovação e registro de marca. O ramo abrange ainda registro de desenho industrial, busca em base tecnológica para auxilio ao processo de inovação, correto tratamento do segredo de negócio e da informação estratégica, proteção ao direito autoral, formas de licenciamentos, proteção de software e muito mais!
A PI, quando utilizada de forma correta, propicia a proteção e uso exclusivo do capital intangível dos seus titulares, garantindo não apenas os frutos derivados da atividade criativa e do intelecto humano, mas também, os investimentos necessários para levar esses frutos ao mercado e obter o esperado retorno. A gestão dos ativos de PI se tornou um dos propulsores de empresas e pessoas que visionam sempre a fidelização dos clientes por suas marcas, produtos inovadores e estratégias de surpreendentes, tudo por meio de um sinal distintivo único, um invento funcional, um design encantador ou o know-how exclusivo.
Cada vez mais, grandes corporações e pequenas empresas vem fazendo uso da propriedade intelectual como ferramenta essencial ao seu desenvolvimento, competitividade e também para a manutenção de seus negócios.

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