(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

Além de pagode, estas 48 palavras são da Fifa (e só dela)

Cem marcas, entre expressões e figuras, foram garantidas à Fifa nesta Copa do Mundo, para qualquer uso. Fora pagode, nenhuma parece extrapolar o futebol e o mundial.

Quem se indignou com a exclusividade da palavra “pagode” concedida à Fifa – e que causou polêmica nesta semana – pode ficar tranquilo: em outras 48 expressões garantidas à entidade pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), nenhuma parece ter sentido tão abrangente (veja lista completa ao final).

Com pagode, são 49 termos registrados como “alto renome” no instituto. Considerando as chamadas marcas figurativas ou mistas, que envolvem figuras e desenhos, a Fifa tem 100 registros do tipo. Isso significa que eles não são protegidos apenas para determinadas categorias de eventos ou tipos de produtos, como é habitual no país, mas em qualquer utilização e meio. O processo de alto renome é longo e demorado – e muitas vezes negado pelo Inpi, mas a Fifa não teve dificuldades.

A Lei Geral da Copa garantiu a ela o direito de registrar de forma facilitada palavras e logos relacionados ao evento na categoria de proteção abrangente.

O benefício é garantido até o dia 31 de dezembro de 2014. Depois, só ficam valendo sob o registro normal que consta no Inpi, isto é, sem o selo de “alto renome”. Pagode, por exemplo, foi registrado apenas como uma fonte tipográfica e assim deve passar a valer. A recente confusão foi consequência do direito estendido pela Lei da Copa. Em relação ao ritmo musical polêmico, a Fifa afirmou que só impedirá seu uso em casos específicos. No Brasil, a entidade já fez 1406 pedidos de propriedade de marcas em toda a história. O instituto não tem o levantamento de quantas destas estão válidas hoje ou de quantas nem mesmo chegaram a ser aceitas.

Veja abaixo as 49 expressões da Fifa de alto renome, desconsiderando as marcas figurativas.

No Inpi, é possível descobrir ainda todos os pedidos  feitos pela entidade anteriormente. Expressões como “2002 KOREA JAPAN” e JULES RIMET CUP” são de propriedade da Fifa em casos específicos e, portanto, não constam abaixo.

Palavras registradas de alto renome:

FOR THE GAME.

FOR THE WORLD.

GREEN GOAL

JUNTOS NUM SÓ RITMO

ALL IN ONE RHYTHM

NATAL 2014

BRASÍLIA 2014

CUIABÁ 2014

SÃO PAULO 2014

RIO 2014

PORTO ALEGRE 2014

MANAUS 2014

BELO HORIZONTE 2014

CURITIBA 2014

FORTALEZA 2014

RECIFE 2014

SALVADOR 2014

BRASIL 2014

CLUB 2014

COPA 2014

COPA 2014

WORLD CUP 2014

COPA DO MUNDO 2014

COPA DO MUNDO BRASIL 2014

BRAZIL WORLD CUP 2014

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL BRASIL 2014

MENS WORLD CUP BRAZIL 2014

MUNDIAL DE FUTEBOL BRASIL 2014

MUNDIAL 2014

BRASIL SOCCER 2014

SOUTH AFRICA 2010

WORLD CUP 2010

RUSSIA 2018

WORLD CUP 2018

FIFA WORLD CUP

WORLD CUP

FIFA

COPA DO MUNDO

FIFA BEACH SOCCER WORLD CUP

FIFA WOMENS WORLD CUP

PAGODE

FULECO

BID NATION

FAIR PLAY

FIFA CLUB WORLD CUP

FIFA QUALITY TURF PREFERRED PRODUCER

FIFA FUTSAL WORLD CUP

FOOTBALL FOR THE PLANET

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Fonte: abpi.empauta.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ três = 5