(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita
Analise Documental Cerumar

Análise documental conquista patente que tramitava há 12 anos

Com conhecimento técnico, os profissionais da Cerumar Propriedade Intelectual conseguiram reverter o processo de registro de patente da empresa Demovel.

A empresa Demovel está no mercado há 20 anos. Destes, 12 foram dedicados a conquista da carta patente do produto desenvolvido para gerar diferencial competitivo. Especializada em soluções de capotas metálicas antifurto para pick-ups, a empresa corria o risco de não poder mais atuar.

processo de registro de patenteO proprietário da empresa, Osvaldo Demarchi lembra que havia um grande risco de a produção ser parada, já que outra empresa alegava ser criadora do produto. Assim, com orientação jurídica o empreendedor buscou reavaliar o processo de patente que havia registrado em 2002 junto ao INPI. Para isso ele procurou a empresa Cerumar Propriedade Intelectual.

“O conhecimento técnico da equipe de profissionais nos trouxe esperança de reverter este processo. Eles conseguiram com uma análise detectar todas as falhas cometidas até então, que incluíam inclusive a perda de prazos”.

O engenheiro de patentes e diretor técnico da Cerumar, Samuel Simões explica que neste caso haviam cinco exigências feitas pelo INPI, sendo um deles o arquivamento provisório. Segundo ele, os erros são característicos em documentos de pedidos de patentes que foram mal elaborados, antes do seu protocolo, e mal acompanhados durante a sua tramitação dentro do INPI. “Para reverter essa situação de risco foi feita uma análise do documento inicialmente protocolado, e uma adequação em todo o documento de patente em especial no quadro reivindicatório. Temos como procedimento elaborar nossos projetos dentro das regras contidas na Lei da Propriedade Industrial e das normas internas do INPI. Neste caso ainda foram consideradas todas as exigências já formuladas pelos examinadores do INPI”.

Conseguir contar com profissionais qualificados em cada uma das áreas necessárias garantiu a Demovel a solução de um problema que afetaria a perpetuação da empresa. “Cada decisão da Cerumar foi extremamente correta dentro de cada etapa. A conquista da patente fez uma grande diferença para a competitividade da empresa”, destacou Osvaldo.

Com o registro deferido, a Demovel possui o direito de excluir terceiros de industrializar ou comercializar sua tecnologia sem o seu consentimento. Além de que a patente pode ser utilizada como estratégia de comunicação, avalizada para recursos financeiros através de captação em linhas específicas de créditos e ainda em licenças tecnológicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× 2 = catorze