(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

As Opalas do Piauí

O INPI recebeu o seu 13º pedido de Indicação Geográfica (IG) deste ano, no dia 17 de dezembro de 2010. Trata-se da IG para as Opalas de Pedro II, município localizado a 195 quilômetros ao norte de Teresina, no Piauí.
A opala é uma pedra preciosa pouco valorizada no país, mas facilmente encontrada em lojas como a Tifany e Cartier, entre outras joalherias do primeiro mundo. A obtenção da IG faz parte de todo um processo que começou com um Arranjo Produtivo Local (APL) desenvolvido pelo Sebrae/PI, em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral do RJ (CETEM), o Governo do Piauí, a Prefeitura Municipal de Pedro II, entre outros.
Com a união da Cooperativa dos Garimpeiros e da Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II e a capacitação e a tecnologia na extração e na produção das jóias, a opala já responde por um aumento considerável na geração de renda e no fomento do turismo na região. A opala multicolorida, uma das mais valorizadas, é encontrada somente lá, em Pedro II, no Piauí, e na Austrália.
Comercializada a US$ 120 o quilate, a pedra representa, sem dúvida, uma riqueza enorme para o município de Pedro II. Acredita-se que a extração de opala não tenha atingido nem 5% do total que pode ser encontrado naquela região; no segundo semestre deste ano, por exemplo, foi encontrada uma pedra de 9 kilos.

fonte: http://www.inpi.gov.br/noticias/as-opalas-do-piaui-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


8 − seis =