(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

Cem usuários dominam dois terços da pirataria virtual, diz pesquisa

Apenas cem usuários são responsáveis pela publicação de 66% do conteúdo disponível em redes de compartilhamento de arquivos ilegais e por 75% dos downloads, concluiu uma pesquisa da Universidade Carlos III de Madrid.
O estudo analisou mais de 55 mil arquivos dos principais portais de BitTorrent, o Pirate Bay e o Mininova. Segundo a equipe responsável pela pesquisa, “o sucesso do Bit Torrent se deve ao fato de que alguns poucos usuários tornam disponíveis um número grande de conteúdo em troca do recebimento de vantagens econômicas”.
Outra conclusão do estudo é que há dois tipos de perfil de usuário. O primeiro é o dos “publicadores falsos”, que se dividem em organizações de combate ao compartilhamento de arquivo, que espalham uma grande quantidade de arquivos falsos para tentar frear a pirataria, e por usuários maliciosos que pretendem infectar computadores. Já o segundo grupo, chamado de “maiores publicadores”, oferece grandes quantidades de conteúdo com objetivo de obter lucro por meio de anúncios on-line e assinaturas VIP de usuários que buscam downloads mais rápidos.
O estudo conjectura que o tráfego do Bit Torrent seria “drasticamente reduzido” se esses usuários perdessem o interesse nessa atividade ou fossem eliminados do sistema. “Na nossa opinião, o sucesso do Bit Torrent se deve à disponibilidade de conteúdos populares que são tipicamente protegidos por leis de direito autorais”, escreveram os pesquisadores. “As pessoas que se arriscam a publicar esse material fazem isso porque recebem um benefício econômico em troca por fazer isso.” Segundo o TGDaily, o estudo dá cabo da ideia de que a maioria dos compartilhadores de conteúdo ilegal é motivada por uma “mentalidade de Robin Hood”.

Brasília, 26 de janeiro de 2011
Folha.com – São Paulo/SP
Pirataria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× um = 2