(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita
Busca Mudial Patentes

Consulta a patentes internacionais permite economia na criação de projetos

Mais de 50 milhões de documentos de patentes estão disponíveis para consulta em todo o mundo.

A análise da produtividade é uma constante em qualquer área da gestão de negócios. Seja na produção específica de produtos ou no rendimento dos colaboradores, fazer mais com menos é essencial.

Para isso, muitos projetos são criados, peças são desenvolvidas e processos modificados. Neste contexto, a rentabilidade de cada inovação é tão importante quanto os investimentos necessários para sua execução. É por isso que muitos empresários tem focado na busca de informações tecnológicas em bancos de patentes mundiais. Essa busca é muito importante na fase inicial de qualquer projeto com foco em produto ou processo, pois evita gastos desnecessários com recursos e o tempo da equipe.

De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), anualmente são feitos 2,5 milhões de pedidos de patente, que resultam em cerca de 1,2 milhões de patentes concedidas por ano. Em empresas de países desenvolvidos, a consulta a essas patentes tem sido considerada estratégica na concepção de atividades competitivas como o desenvolvimento de novas tecnologias, monitoramento de concorrentes, identificação de tendências tecnológicas e de investimentos.Busca mundial patentes

Para isso há em todo mundo bancos de dados de informação tecnológica que oferecem informações relevantes para o desenvolvimento de novos projetos. Entre os principais estão o World Intellectual Property Organization – WIPO, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e principalmente, o European Patent Office – EPO, onde é possível ter acesso a dados bibliográficos de documentos do escritório europeu e de mais de 80 países.

É importante ressaltar que cerca de 80% das informações tecnológicas disponíveis em todo o mundo somente são reveladas nos documentos de patente. Esse dado é do

World Intellectual Property Organization (WIPO) que estima que atualmente o acervo mundial de documentos está estimado em mais de 50 milhões com um crescimento anual da ordem de 1 milhão e 200 mil novos documentos. São muitas novidades tecnológicas para acompanhar, não é? Será que a sua solução já não foi mapeada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× sete = 7