(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

Das dez marcas mais valiosas do mundo, seis são de tecnologia

São Paulo. A Coca-Cola continua no topo do “ranking” das marcas mais valiosas do planeta, avaliada em US$70,4 bilhões, segundo o estudo”As 100 Marcas mais Valiosas”, da consultoria Interbrand.
O levantamento mostra que das dez marcas mais valiosas do mundo, seis são da área de tecnologia: IBM (2º), Microsoft (3º), Google (4º), Intel (7º), Nokia (8º) e HP (10º). O maior destaque da pesquisa também é da área tecnológica: A Apple foi a marca que mais cresceu em valor, alcançando US$21,1 bilhões e pulando da 37ª para a 17ª colocação. Transparência. Passados dois anos da crise global Que a fundou ícones como o Lehman Brothers,os consumidores de todo o mundo mudaram bastante. Segundo o levantamento da Interbrand, que está em sua 11ª edição, sendo essa a primeira depois da crise, os consumidores estão menos fiéis a grandes grifes, mais abertos a experiências e ávidos por transparência de quem produz seus objetos de consumo. “Estamos vivendo a era da transparência total. As marcas não conseguem mais esconder nada do consumidor.
Existe uma voz coletiva global e instantânea, as pessoas se falam no mundo pelas redes sociais, o que deixa as marcas escancaradas”, observa o diretor-geral da Interbrand no Brasil.
Alejandro Pinedo. Ele cita como exemplo a Toyota. Tida como uma das marcas mais confiáveis do mundo, a montadora japonesa relutou em convocar o recall do Corolla, no início do ano. Apesar da hesitação, a empresa acabou admitindo o problema, desculpou-se e conseguiu preservar a força de sua marca.Assim, caiu só três posições no ranking das mais valiosas. Na pesquisa anterior, era a 8ª, e no levantamento atual é a 11ª, avaliada em US$ 26,19 bilhões.
No extremo oposto está a British Petrole um (BP), cuja marca foi devastada pelo acidente da plataforma no Golfo do México. Tanto que, pela primeira vez, ficou fora da lista das cem mais valiosas.

Brasília, 18 de setembro de 2010
O Tempo – ARAXA/MG
Propriedade Intelectual | Marcas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


3 − = um