(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

Inpi concede patente do software Guardião, desenvolvido no IPMet

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), através de sua Agência de Inovação Tecnológica, acaba de obter junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) a patente do software Guardião, desenvolvido pelo servidor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) e pós-graduando da Faculdade de Ciências Agronômicas da universidade do câmpus de Botucatu, José Márcio Bassan.
O programa gerencia a gravação de dados dos radares meteorológicos sem a necessidade da intervenção humana, o que facilita o trabalho dos profissionais técnicos que antes de sua implantação realizavam o trabalho manualmente. Com a entrada em operação do software, a perda de dados gerados pelos radares meteorológicos ocasionada por fadiga do operador foi eliminada.
A informatização é positiva, pois os dados compõem o banco de dados históricos vitais para a realização de analises e estudos sobre as tempestades, que visam melhorar a previsão imediata realizada pelos meteorologistas do IPMet. E, consequentemente, as atividades de prestação de serviços à sociedade através da transferência dos resultados aos órgãos públicos, como a Defesa Civil, Polícia Militar, a aviação, além do apoio ao setor produtivo.
A aplicabilidade do software não se restringe ao gerenciamento de gravação de dados de radar, podendo ser utilizado em áreas como a de transmissão e armazenamento de dados oriundos de estações meteorológicas, de estações de monitoramento de condições hidrológicas e ambientais.
Bassan, o criador do software, recebeu a notícia da patente com alegria e se sente recompensado pelo esforço despendido em sua criação, não só por contribuir com os objetivos da universidade, mas também porque o mesmo pode ser usado nos diversos setores produtivos da sociedade.

Brasília, 19 de janeiro de 2011
Jornal da Cidade – Bauru/SP
Marco regulatório | INPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


8 × um =