INPI formaliza cooperação com escritório de propriedade intelectual da Rússia

banner do blog

Com o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de propriedade intelectual, por meio de intercâmbio de informações e melhores práticas, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, assinou, no dia 23 de novembro, o Memorando de Entendimento de cooperação bilateral com o Serviço Federal para Propriedade Intelectual da Rússia (Rospatent), representado por seu diretor geral, Grigory Ivliev.

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo o cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, e o funcionário do Escritório Comercial da Rússia no Rio de Janeiro Alexey Smetnev.

Grigory Ivliev também proferiu uma palestra para os gestores do INPI sobre o sistema de propriedade intelectual na Rússia e o funcionamento do Rospatent. Foram destacados temas como as ações de disseminação da informação tecnológica, as atividades de capacitação da Academia do Rospatent e o funcionamento da Organização Euroasiática, responsável por uma patente regional. Saiba mais em entrevista com Grigory Ivliev.

O diretor geral do Rospatent também conheceu as instalações da Diretoria de Patentes, Programas de Computador e Topografia de Circuitos Integrados (Dirpa).

Na parte da manhã do mesmo dia, a comitiva russa e a equipe técnica do INPI estiveram no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), na COPPE/UFRJ, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. O LabOceano realiza pesquisas em hidrodinâmica experimental e computacional (CFD) e em modelagem numérica de sistemas oceânicos, sendo um dos mais profundos tanques do mundo para simulação de condições do mar.

Durante vista ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, seu diretor José Carlos Pinto disse ao grupo que uma das prioridades do projeto estratégico do parque é a cooperação com outros países. Foram investidos R$ 144 milhões no parque, tendo como resultado o total de 112 pedidos de patentes em cinco anos, sendo 60 solicitações somente em 2016.

Como última atividade, o diretor geral do Rospatent realizou palestra para associações de propriedade intelectual brasileiras no escritório regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Rio de Janeiro.

Fonte: www.inpi.gov.br