Base tecnológica mundial: uma ferramenta de crescimento
A gestão empresarial nunca esteve tão relacionada a busca por novas estratégias. Assim, pesquisar e tomar outros cases como exemplos é fundamental para otimizar tempo e reduzir os riscos. É por isso, que usar bancos de dados de marcas e patentes para auxiliar na criação ou aprimoramento de produtos ou processos industriais é mais do que uma estratégia comercial, é uma ferramenta de inteligência competitiva.
Sabendo que hoje apenas 30% dos projetos com base tecnológica são de conhecimento público, a consulta a esses bancos pode garantir uma inovação eficiente. Isso porque ao identificar os outros 70% o gestor poderá ou validar sua ideia, ou perceber que não deve investir no desenvolvimento do mesmo. Mas, a busca também pode confirmar que o mercado não possui tal patente.
Independente da finalidade, a consulta aos bancos de dados é fundamental para inibir prejuízos. Uma simples consulta poderá evitar a criação de protótipos desnecessários. Sabe-se que os investimentos em testes são elevados e a identificação de projetos semelhantes pode reduzir as chances de um investimento errôneo.
O acesso aos 80% de projetos mundiais com base tecnologia pode trazer uma nova visão estratégica ao permitir a identificação de tecnologias de interesse global, parceiros ou fornecedores para licenciamento. No caso de a busca encontrar uma patente igual, o empreendedor pode conseguir a licença pagando royalties. Este pode ser um bom negócio, pois o produto já está pronto e sua aplicação poderá acontecer em curto prazo.
Outro resultado pode apontar para a Liberdade de Uso. Nesse caso é permitido copiar e explorar o produto. Essa ação é possível pois a patente está liberada somente em um país. Esse é mais um resultado que inibe a necessidade de criação de protótipos. A possibilidade de utilização também acontece quando a patente ultrapassou os 20 anos de proteção, se tornando de domínio público.
Ainda se nenhuma patente semelhante tiver sido criada, o empresário pode usar as informações adquiridas durante o processo para criar o protótipo e fazer testes com maiores chances de sucesso.
Não há dúvidas de que a busca tem atuação estratégica em empresas inovadoras. Além das vantagens de criação e ganho de tempo, ela ajudará a evitar que empresas façam grandes investimentos desnecessários.
Uma ideia pode custar muito dinheiro. Uma ideia validada pode gerar grandes resultados.