Cerumar integra agenda conjunta de Inovação e Propriedade Intelectual para SC

banner do blog

Na busca de incentivos à inovação e ao desenvolvimento de Santa Catarina a Cerumar Propriedade Intelectual, de Rio do Sul, juntou-se ao um grupo de entidades catarinenses. A ação busca criar uma agenda conjunta para fomentar a inovação no Estado e destacar o uso correto da propriedade intelectual pelo empreendedor.

Segundo o especialista em inovação da Cerumar, Tiago Pisetta, Santa Catarina está em 5ª e 6ª colocação nos rankings de pedidos de patentes e softwares no Brasil, porém mantém um título de segundo mais inovador por estado.

“Queremos alavancar o desenvolvimento e a economia do estado em inovação através do incentivo ao correto uso dos ativos de Propriedade Intelectual, fazendo com que as iniciativas empreendedoras utilizem mais os bancos de dados de patentes para inovar”, enfatiza.

A reunião para criação da agenda conjunta de inovação, contou com a participação da Cerumar Propriedade Intelectual e representantes do Conselho Estadual de Combate a Pirataria, Diretoria de Inovação da Facisc e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Turismo.

Reunião de representantes da agenda conjunta de Inovação e Propriedade Intelectual para SC
Reunião de representantes da agenda conjunta de Inovação e Propriedade Intelectual para SC

Importância da propriedade intelectual para a inovação

 A propriedade intelectual (PI) é essencial no fomento a inovação. Entre os fatores de grande importância estão que a PI cria direitos exclusivos para os detentores e fornece incentivos para inventar em campos relacionados à tecnologia (patentes), negócios (marcas registradas) e artes (direitos autorais).

Ela ainda facilita o acesso ao conhecimento e as invenções, facilita a competitividade internacional e o comércio, o fortalecimento da transferência de conhecimento de empresas internacionais para empresas locais e, também, o aumento das oportunidades de acesso a financiamentos.