Coronavírus: O que podemos aprender com a crise?

banner do blog

Se gerenciar os negócios já era um desafio diário, com a pandemia ficou ainda mais desafiador. O coronavírus chegou provocando várias crises em todos os setores e ameaçou a sobrevivência de muitas empresas.  Mas, o que dá para aprender desde já com toda essa crise?

Muitos negócios estão se reinventando e, possivelmente, sobrevivam à pandemia, primeiramente, somente os que tiverem esse posicionamento de mudança. “Em primeiro lugar, todo negócio pede reinvenção. E agora, antes de tudo, é preciso buscar esses diferenciais de mercado para manterem-se competitivos. Temos muito que aprender nesse momento e, talvez, a principal lição seja: é preciso inovar”, ressalta o diretor da Cerumar Propriedade Intelectual, Tiago Pisetta.

Para o diretor, com todas as dificuldades surgiram também muitas oportunidades. “Uma crise como essa nos desafia e isso tem o seu lado positivo também. Atualmente, o que temos visto são vários negócios buscando novas oportunidades e visualizando novas possibilidades. Nesse sentido, a busca pela reinvenção, inovação, está muito forte e, quem aproveitar esse momento pra isso, pode colher bons frutos daqui pra frente”, enfatiza.

 

A Propriedade Intelectual como diferencial competitivo

De acordo com o diretor, quando falamos em Propriedade Intelectual como fator de diferencial nos negócios, abrimos um leque de possibilidades. “A princípio as empresas podem visualizar novas oportunidades dentro do que já exercem, através de um estudo de prospecção tecnológica. E podem ainda, contar com todos os serviços de proteção na criação de novos produtos, ideias e marcas”, relata Pisetta.

Com a pandemia surgiram muitas necessidades. Antes de tudo há uma grande movimentação na área da saúde, por exemplo. “Há muito a ser explorado dentro disso. O mundo precisa de respiradores, EPI´s, vacinas e uma diversidade de outras criações que venham para amenizar ou parar o vírus. Para saber o que está sendo criado, basta entrar em sites de bases de dados, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) é um deles. Ali são divulgadas as tecnologias que possam ser de utilidade para ações globais e locais, que visam a solução do problema”, pontua.

Além disso, ao mesmo tempo em que a crise está trazendo novos olhares, inovações e possibilidades, é preciso, desde já, estar atento também a proteção dessas novas ideias e soluções. Para ter um diferencial competitivo nesse momento, a Propriedade Intelectual é um grande aliado.

Quer saber quais outras oportunidades dá pra extrair da crise? Ou ainda, como explorar as várias possibilidades que ela traz? Antes de tudo, acompanhe a Cerumar Propriedade Intelectual e veja tudo o que podemos fazer por você e pelo seu negócio.