(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

Domínios de internet são expandidos no Brasil

O ano de 2014, será de mudanças para os domínios de internet no Brasil, que até então, podiam ser registrados em umas das 22 terminações existentes. Porém, a partir de 25 de janeiro serão oferecidos mais de 1.400 terminações que incluem endereços atraentes para as empresas como (google, .site, .online, .shop, .ltda, .free, .web, .final, .vip, .sale), inclusive referências a inúmeros mercados específicos (.books, .news, .film, .music, .hotel, .car, .art, .casa, .fit, .restaurant) indicações de negócios numa determinada região (.rio, .nyc, .paris), contextos potencialmente depreciativos (.sucks, .sex, .porn) ou mesmo terminações que reproduzem marcas.
A ampliação destas terminações tornou-se uma necessidade já que “.com e .com.br” estão quase esgotados. Porém, os detentores de marcas digitais devem ficar atentos às possibilidades de apropriação indevida. Uma das formas é ampliar a proteção com a aquisição de novas terminações, hoje feita de forma rápida e não onerosa ou ainda obter orientação com um agente da propriedade industrial habilitado.
No âmbito de ofertar proteção aos empresários, em 2012 a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e o Núcleo de Informação e Coordenação do “.br”, firmaram com convênio para inibir e punir esses crimes. As empresas vítimas de pirataria poderão acioná-la com um processo de Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (Saci-Adm) solicitando o cancelamento, ou transferência, da propriedade dos endereços de internet registrados por terceiros com o nome de suas marcas registradas. Os questionamentos valerão para domínios registrados a partir de outubro de 2010.
Para saber mais sobre as mudanças e proteção procure um agente da propriedade industrial habilitado, ou obtenha informações na Associação Empresarial que é associado com atendimento do PRINTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 + nove =