Informação Tecnológica

banner do blog

1. Em que consiste a Busca Prévia ao Depósito de Patente?

Para ser patenteável, a idéia tem que estar incorporada, de forma prática, a um produto ou processo produtivo e a invenção será comparada ao que já existe no chamado estado da técnica, o qual compreende outros documentos de patente brasileiros e estrangeiros. Assim, o mais aconselhável para quem deseja depositar um pedido de patente no INPI é fazer preliminarmente uma busca no Banco de Patentes, o que lhe serve de orientação, não só para redigir ou proteger sua invenção, mas também para verificar se ela efetivamente é nova e inventiva (requisitos essenciais à obtenção da patente) frente ao que já foi anteriormente descrito. Observe que a busca é um procedimento recomendado, pois evita perda de tempo e de recursos caso sua invenção já esteja descrita no estado da técnica, podendo ainda orientar sobre como melhor orientar a redação do pedido. Entretanto, não se trata de um pré-requisito para o depósito do pedido de patente no INPI.

2. Como funciona a Busca de Patentes?

A busca de um campo tecnológico de seu interesse, cobrindo todos os documentos de patente existentes nos bancos do INPI pode ser feita pelo próprio interessado, ou pelos pesquisadores do INPI. Para mais detalhes a Equipe Cerumar pode apresentar uma proposta de busca.

3. O que é PROFINT?

O PROFINT é um programa de fornecimento automático de informação tecnológica que se materializa pela assinatura de um contrato específico em que a empresa destaca as áreas tecnológicas de interesse de acordo com a Classificação Internacional de Patentes. A partir daí, todas as folhas de rosto com dados bibliográficos e resumo de documentos de patentes nacionais e internacionais que chegam ao INPI naquelas áreas, são repassadas automaticamente ao cliente, de modo a mantê-lo atualizado com as tecnologias. Para mais informações, procure nossa equipe.