INPI participa de evento sobre PI, inovação e desenvolvimento na China

banner do blog

Na primeira atividade da missão à China, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o diretor de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, Júlio César Moreira, participaram, nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, em Nanquim, do Zijin International IP Summit, um dos principais eventos da área no país asiático. O tema do seminário neste ano é PI e desenvolvimento inovativo.

Organizado pela prefeitura de Nanquim e pelo escritório de PI da província de Jiangsu, com apoio do governo da província e do Escritório de Propriedade Intelectual da China (SIPO, na sigla em Inglês), o evento reuniu especialistas de governos, empresas e universidades, locais e estrangeiros, para debater como a inovação e a PI podem promover o desenvolvimento econômico e social.

Em seu discurso, o presidente Luiz Otávio Pimentel destacou o forte crescimento da China, com base em inovação, o que torna a economia do país asiático uma das mais fortes no mundo. Quanto ao cenário brasileiro, Pimentel ressaltou que, com as medidas implementadas nesta gestão, como contratação de pessoal, revisão de procedimentos, melhoria nos sistemas de Tecnologia da Informação e o projeto de trabalho remoto, a produtividade no exame de patentes cresceu 60% nos últimos dois anos. O presidente do INPI afirmou ainda que permanece um desafio quanto ao aumento ainda maior de produtividade com automação e outras possibilidades ainda em fase de discussão.

Por sua vez, Júlio César Moreira abordou o tópico “Inovação e Desenvolvimento”. O diretor do INPI ressaltou que a inovação, na economia atual, é um fator essencial para diferenciação dos produtos e aumento da competitividade no mercado, o que representa uma forte relação com o desenvolvimento. O diretor também apresentou as estatísticas de pedidos e decisões de patentes nos últimos anos no INPI. A projeção para 2017 é ter 27.288 pedidos de patentes e 35.249 decisões nesta área (sendo 11.105 deferimentos e indeferimentos).

Participaram ainda da abertura do evento: o vice-governador da província de Jiangsu, Ma Qiulin; o vice-diretor-geral do SIPO Gan Shaoning; o diretor do escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) na China, Chen Hongbing; o cônsul geral dos Estados Unidos em Shangai, Sean Stein; e o prefeito de Nanquim, Miao Ruilin.

A missão do INPI na China vai até o dia 14 de novembro e também realizará visitas ao SIPO, ao escritório de PI de Pequim e a empresas locais que investem em inovação, o que permitirá a troca de experiências e informações entre brasileiros e chineses.

 

Fonte: www.inpi.gov.br