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Levar sua marca para fora do Brasil está mais fácil

Protocolo de Madri é um importante passo no estímulo à expansão internacional

Construir uma marca e torná-la internacional é o sonho de muitos empresários brasileiros. Porém, mais que do que expandir, é preciso ter proteção ao entrar em novos mercados. E agora, com o Protocolo de Madri, que já está em vigor em mais de 100 países, inclusive no Brasil, isso se tornou mais fácil!

Ana-BilbãoDe acordo com a Diretora de Operações Internacionais da Cerumar, Ana Bilbao, a adesão ao Protocolo de Madri vinha sendo discutido há anos e entrou em vigor em outubro de 2019. “O principal impacto da adesão do Brasil ao Protocolo de Madri é a simplificação do processo de registro de marcas em âmbito internacional. Até então, caso o titular quisesse internacionalizar a marca, teria que repetir o registro em cada país de interesse, individualmente e localmente”, explica.

Segundo ela, agora, uma vez que um pedido de registro de marca esteja protocolado no Brasil, poderá ser utilizada a ferramenta do Protocolo de Madri para internacionalização. “Havendo interesse, será feito o pedido de uma Inscrição Internacional para o INPI, que remeterá para a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, e de lá poderá ser feita a gestão de pedidos de registro de marca em todos os países signatários”.

A diretora explica ainda que entre as principais vantagens da adoção do tratado estão a redução dos custos para pedidos de registro nacionais e a simplificação de todo o procedimento de registro, que unificará em uma plataforma pedidos nacionais e internacionais, conforme os países escolhidos.

O Protocolo de Madri também é visto como um incentivo ao desenvolvimento das empresas, que chega com o propósito de ampliar investimentos nacionais em outros mercados.

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