(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita
Mootobombas Flutuantes

Patente protege e garante exclusividade para a empresa Motobombas Flutuantes

A indústria está em constante transformação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços faz com que o mercado esteja cada vez mais competitivo. Por isso, as empresas devem estar atentas a diversos meios na hora de inovar e criar soluções, nesse âmbito a propriedade intelectual deve receber atenção.

A Motobombas Flutuantes, de Lontras/SC, procurou a Cerumar Propriedade Intelectual para garantir a proteção dos seus produtos. Mas a concessão da patente trouxe bem mais que proteção, a empresa conquistou a carta de exclusividade e esse foi o grande diferencial para ser competitiva no mercado. “Um dos grandes benefícios que a patente nos trouxe foi a conquista da carta de exclusividade. Com ela conseguimos vender em órgãos públicos sem a necessidade de licitação, o que nos permitiu dar um passo bem maior em produção e faturamento”, enfatiza o empresário Afonso Grach. Com a carta, a empresa firmou um contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), abrindo portas para outros grandes contratos.

O primeiro produto patenteado da empresa, além da exclusividade, trouxe um crescimento. “Após a concessão da nossa primeira patente a empresa cresceu 50%, conseguimos aumentar o nosso parque fabril e investir em novas tecnologias”, afirma Afonso, ao ressaltar que a patente traz garantias que permitem a empresa crescer com mais segurança e ter mais resultados no médio e longo prazo.

A Motobombas já está com uma nova patente concedida, garantindo assim exclusividade em mais um produto de alta tecnologia. O diretor comercial da Cerumar, Tiago Pisetta explica que o pedido de proteção foi requerido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 21/11/2013, sendo a patente concedida em 12/06/2018. “A vigência de proteção do produto vai até no dia 21 de novembro de 2028. Com essa patente a empresa pode garantir exclusividade no seu produto”, explica.

Importância da patente para o seu negócio

Tiago PisettaAs leis que protegem o inventor, trazem muitos benefícios para o dono da patente por um período de tempo. Ao contrário das invenções não patenteadas que tornam-se domínio público e qualquer pessoa pode reproduzi-la.  “Ela ajuda a garantir que o produto criado está sendo feito por alguém que realmente criou aquela ideia, e assim ela pode usufruir dos seus benefícios”, ressalta Tiago.

Além disso, somente a patente garante segurança na hora de inovar e criar soluções. Por isso é muito importante o empresário buscar ajuda especializada nesse momento, pois assim ele conhece todos os benefícios dessa proteção para tornar a sua empresa mais competitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove + 2 =