Patentes: Como ter mais sucesso na aprovação do pedido?

banner do blog

Entre os grandes desejos dos empreendedores está a obtenção da maior fatia de mercado possível para os seus produtos desenvolvidos. A patente é o único meio de garantir a exclusividade temporária de fabricação e comercialização e, consequentemente, a expansão de forma segura. No entanto, quem é titular de uma patente no Brasil sabe que o processo de obtenção desse direito não é simples. Então, como ter mais sucesso na aprovação do pedido?

De acordo com assistente técnico em patentes da Cerumar Propriedade Intelectual, Fernando Lucas, para ter sucesso na aprovação do pedido de patente é necessário uma redação elaborada com rigor e muita atenção em todo o processo antes do depósito. “O processo começa com a construção de uma boa redação. Uma escrita muito bem detalhada da invenção, que somada aos outros requisitos de patenteabilidade, vai garantir o sucesso e a aceleração desse processo de deferimento”, explica.

Principais motivos de indeferimento de pedidos de patente

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o líder do ranking de motivos de indeferimento de pedidos de patente é a falta de atividade inventiva com aproximados 27%. Porém, de acordo com Fernando, quando soma-se a porcentagem de insuficiência descritiva, os números chegam aos aproximados 33%, ou seja, um novo líder nesse ranking.

“Conseguimos, desta forma, visualizar que o que mais impacta na decisão do indeferimento é realmente a falta de uma redação qualificada. É ali que fica claro as características da invenção, a inventividade, a novidade, além de outros requisitos necessários para compor o sucesso no pedido de patente”, ressalta.

Procure uma equipe especializada

Para garantir que seu novo produto, sistema inovador ou aperfeiçoamento de processo de produção fique protegido em todo território nacional e internacional, procure por uma equipe especializada.

Formada por profissionais com experiência em várias áreas, a Cerumar realiza consultoria e acompanhamento em todos os processos de pedidos de patente, para garantir que sua invenção siga as normas e diretrizes do INPI, e assim, aumentar as possibilidades de aquisição do monopólio no mercado.