Patentes tornam o mercado cervejeiro mais competitivo

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Seja uma forma de passar o tempo, o fenômeno da gourmetização, a oportunidade de negócio ou simplesmente curiosidade, o que vemos é o crescimento exponencial do número de cervejarias artesanais no Brasil. Com tantas opções no mercado, o que você pode fazer para se tornar diferente? Monitorar o campo tecnológico da produção de cerveja pode ser um grande passo para se tornar mais competitivo em um setor em plena expansão.

Ana-BilbãoDe acordo com a Diretora de Operações Internacionais da Cerumar, Ana Bilbao, criar uma cerveja exige criatividade e habilidade e todo o estudo é essencial para colocar no mercado um produto diferenciado. Mas o sucesso do negócio não fica restrito a isso. Todo esse processo de criação e investimentos precisa de proteção. “Proteger um ativo intelectual através do pedido de patente é um questão de estratégia. É uma forma de garantir retorno financeiro e agregar valor ao patrimônio”, destaca.

Segundo a profissional, no mercado cervejeiro o pedido de registro das marcas ainda é o mais movimentado, por ser mais popular e de fácil acesso. Já as patentes são praticamente inexistentes, diante do vasto campo tecnológico que poderia ser explorado. “O que se percebe é a necessidade de conscientização dos produtores, pra que entendam as possibilidades que um acompanhamento de novas tecnologias e proteção de intangíveis pode trazer aos negócios e ao setor”, esclarece.

Quando se trata do mercado cervejeiro é importante lembrar que praticamente tudo pode ser protegido. Toda a tecnologia empenhada na produção, maquinários e processos pode ser exclusiva.  A proteção é uma ferramenta para que pessoas ou empresas possam atuar de forma a respeitar as criações, evitar a concorrência desleal e aumentar seu patrimônio.