Programa de Proteção Intelectual traz benefícios para empresas na hora de proteger a marca

banner do blog

 

A marca é um dos maiores patrimônios que uma empresa pode ter, mas nem sempre é valorizada na comunidade empresarial. Por isso, a Cerumar Propriedade Intelectual criou para a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Programa de Proteção Intelectual, o PRINTE. A solução empresarial fornece serviços de proteção e defesa de capital intelectual no âmbito de marcas, patentes, direitos autorais, segredo de negócios e muito mais.

 

Alguns empresários acreditam que o Nome Empresarial, registrado na Junta Comercial, dá a proteção para o uso do nome no mercado, porém marcas e nomes empresariais não podem se confundir. A marca identifica os produtos e serviços e o nome do próprio empresário, seja individual ou de uma sociedade empresarial. Muitas vezes as marcas são idênticas ou similares a nomes empresariais e isso pode gerar conflito e dificultar a solução, na medida em que são bens registrados em órgãos diversos.

 

“O empresário deve procurar por soluções seguras e de confiança, que forneçam serviços especializados com as devidas habilitações. Uma vez que um empresário deixa de registrar a sua marca, que trata-se de seu patrimônio intangível primordial, é sinal que este mesmo empresário não se preocupou ainda sequer com a proteção de suas invenções, tecnologias e segredos de negócio, o que é muito preocupante para o desenvolvimento local”, ressalta Tiago Pisetta, coordenador do PRINTE.

 

As facilidades que o programa traz vão além da proteção da marca. O PRINTE oferece também aos associados à ACE (associações empresariais) descontos, parcelamentos e alguns serviços gratuitos. As empresas que ainda não registraram a marca e tem interesse de investir no patrimônio intelectual da empresa, basta procurar a associação empresarial mais próxima para mais detalhes.