(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita
Sua Empresa Esta Pronta Para Exportar—cerumar

Proteção da marca e dos produtos é essencial para a entrada em novos mercados

Ampliar mercados de atuação é o desejo de grande parte das empresas, que buscam por colocação no cenário internacional. Mas exportar para fora do Brasil exige atenção, bom relacionamento e principalmente segurança e proteção. Antes de tudo é necessário certificar-se se sua marca está protegida também nos países que pretende atuar.

Patrícia T. OliveiraDe acordo com a agente comercial da Cerumar Propriedade Intelectual, Patrícia Taymara de Oliveira, quando o assunto é ampliação de mercado e exportação, as preocupações geralmente se voltam ao potencial de sucesso nessa nova área de atuação. “O empresário foca em pesquisa de mercado, nas normas para exportação e todos os processos e certificações necessárias para entrar em um novo país. E por causa disso, deixa passar um fator primordial, que é a proteção da marca e do produto”, explica.

Para proteger a marca, o empresário deve estar atento a uma série de medidas legais que impendem os concorrentes de utilizarem ou criarem marcas idênticas ou semelhantes para identificar produtos ou serviços relacionados. “Pra proteção da marca é indicado que o empresário tenha o registro no país de origem, mas também busque essa proteção fora, tornando-a protegida internacionalmente. Vale lembrar que com o Protocolo de Madri, o registro internacional de marcas está menos complexo e os procedimentos mais acelerados, o que permite que a propriedade intelectual seja mais facilmente protegida fora do país”.

Já para os produtos de exportação, a profissional explica que é necessário que sejam patenteados, da mesma forma, tanto no país de origem como fora. “Alguns procedimentos são primordiais para ter sucesso na exportação e a proteção com o pedido de patente é o principal. Só assim, é possível inibir práticas de apropriação indevida, bem como garantir o retorno de todo o investimento feito sobre ele”, conclui.

Tanto para o registro de marca quanto o pedido de patente, indica-se buscar um profissional especializado no assunto, que dará suporte e todo o monitoramento necessário para entrar no mercado internacional com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× 5 = trinta cinco