(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita
A Proteção Abre Portas—linkedin—cerumar

Proteção Intelectual alavanca Indústria moveleira no Sul do País

Setor é responsável por 85% de todo o volume de produtos comercializados para exportação

Dentre todos os setores, a indústria moveleira é uma das que apresentam cenário mais promissor no Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Sul do País representa 85% de todo o volume de produtos comercializados para exportação, isso pelo fato das principais empresas do segmento estarem instaladas na região e pela sua logística facilitada para a obtenção de matéria-prima e escoamento da produção.

IMG_40Mas um outro fator tem contribuído significativamente com esse crescimento e fortalecimento do ramo, a Proteção Intelectual. “Quando se investe em Proteção Intelectual se investe também em inovação, em novas possibilidades de mercado e em mais segurança para criar, vender e expandir nacional e internacionalmente”, explica o Diretor de Operações da Cerumar Propriedade Intelectual, Tiago Zimmermann.

 

Crescimento com proteção

O diferencial de crescimento da indústria moveleira começa com a proteção. As empresas do ramo que investem em registro de marca saem na frente como diferencial competitivoO ato de registrar-se impede que outros negócios se aproveitem da sua originalidade, oferecendo mercadorias e utilizando nomes semelhantes, de produtos ou da própria empresa, o que pode causar confusão e perda de mercado consumidor.

Patentes aumentam a competitividade

Outro grande diferencial de quem se destaca nesse segmento está no pedido de Patente. Todos os produtos, processos e tecnologias utilizadas nesse setor podem ser patenteadas de acordo com a viabilidade e quem busca por essa proteção, garante competitividade de mercado.

“Patentear é uma forma de proteger a invenção e incentivar boas ideias. A indústria moveleira tem um grande leque de produtos, tecnologias e processos de produção e, tudo isso pode ser de uso exclusivo do seu inventor, basta proteger ”, ressalta Tiago.

Proteção do design

Muitas vezes o que atrai o consumidor na hora de decidir por um produto é a sua aparência, especialmente quando o assunto são móveis.  O Diretor de Operações explica que é possível proteger novas criações de design através do registro de Desenho Industrial.

“É mais uma das formas de proteção conferida pelo direito de propriedade intelectual. O Desenho Industrial assegura a exclusividade de um produto em seus aspectos estéticos e ornamentais”, explica Tiago ao enfatizar que o Desenho Industrial é também um incentivo para pesquisa e desenvolvimento de formas originais, capazes de gerar inovação, além, é claro, de aumentar seu poder de venda gerando valor à sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ três = 10