Protocolo que facilita o registro internacional de marcas é aprovado no senado

banner do blog

Um grande passo para facilitar o registro internacional de marcas foi dado no dia 22 de maio. O Plenário do Senado aprovou a adesão ao Protocolo de Madri, que facilita o registro internacional de marcas. O protocolo segue agora para promulgação.

De acordo com informações da Agência Senado, a PDL 98/2019 formaliza a adesão do Brasil ao Protocolo de Madrid, que busca desburocratizar o registro internacional de marcas. O acordo já tem 97 países signatários, que são responsáveis por mais de 80% do comércio mundial. A matéria era uma das pautas prioritárias na agenda da indústria brasileira para 2019.

O Protocolo de Madrid habilita as empresas e pessoas físicas de um país-membro a solicitarem, através da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), ligada à ONU, o registro de uma marca já pedida ou registrada no seu país de origem. Esse processo garante a prioridade da marca e simplifica o registro em todas as nações que fazem parte do acordo.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entende que o Protocolo gera ganhos significativos em economia de tempo de espera e de custos financeiros e econômicos, devendo causar uma queda de 90% nos custos do registro de marcas para as empresas.

Com informações da Agência Senado*