(47) 3520-6604 cerumar@cerumar.com.brÁrea Restrita

Stephen Hawking e a Propriedade Intelectual

Você Sabia

 

O renomado físico britânico Stephen Hawking registrou o seu nome como marca em 2015, está atitude foi tomada devido ao sucesso do filme que conta a sua história, chamado “A Teoria de Tudo”. Em virtude do sucesso, começaram a surgir inúmeros materiais que continham a sua imagem ou nome e não possuíam o consentimento de Stephen para estarem no mercado.  Alguns outros famosos também efetivaram este requerimento a um escritório de Propriedade Intelectual como o físico Brian Cox, a escritora J.K. Rowling e o jogador David Beckham.

No pedido de registro Hawking solicitou que a sua marca cobrisse software para sintetização de voz, cadeiras de rodas elétricas, serviços de pesquisa cientifica, jogos, serviços médicos, livros, filmes entre outras coisas. Stephen também registrou seu nome para fins de caridade, que possibilita criar uma instituição, por exemplo, dedicada à sua doença de esclerose lateral amiotrófica (ELA), com a qual ele foi diagnosticado aos 21 anos.

Ao passo que falamos a respeito de Stephen Hawking e a PI imaginamos inúmeras patentes registradas em seu nome. Portanto surge a pergunta “Quantas patentes Stephen Hawking possui em seu nome? ”.

A resposta é atípica, ele não possui nenhuma patente registrada em seu nome. Todavia é fácil de explicar quando colocamos a Lei das Patentes no jogo. A mesma define que descobrir alguma Lei da Natureza ou Teoria Cientifica a respeito de algo não é classificável de possuir registro de patente.

Essas Leis e teorias podem levar a inúmeras aplicações não pensadas no momento da descoberta, e caso fosse viável de tornar se patente, por exemplo, a matemática pura descoberta a anos atrás, não poderia ter dado início as pesquisas que desenvolveram o computador.

Para ser patenteável deve possuir a característica de ser uma novidade, possuir atividade inventiva e ter aplicação industrial. Um mero fenômeno físico não possui estas características.

Abaixo temos exemplos de Leis ou Teorias que a partir delas foi possível criar uma invenção na qual está de acordo com os termos acima:

– A famosa equação de Einstein não possui patente, porém o reator nuclear que surgiu dela possui.

– A lei do eletromagnetismo de Faraday também não é patenteável, mas o gerador elétrico ou o motor no qual a lei foi utilizada possuem patente.

Mande as suas dúvidas a respeito de marcas e patentes para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− um = 2